Durante alguns anos ouvi falar do Sensei António Oliva, dos seus trabalhos e resultados enquanto seleccionador de karaté de Espanha.
Espanha, no karaté, é, a nível competitivo, uma das grandes potências mundiais. Em todos os campeonatos europeus e mundiais têm vários competidores no pódio. Este facto não surgue por acaso, deve-se a um trabalho longo e profundo. E é aqui que o Sensei Oliva entra, pois ele, ao longo de mais de 30 anos, é um dos responsáveis por este sucesso.
No nosso país vizinho, nos anos 70, optaram, com o Sensei Oliva à cabeça, por criar um modelo próprio para a competição, na altura haviam os modelos japoneses e franceses.
Nesta formação, na área do kumité, aprofundou o modelo competitivo espanhol. Vimos a análise dos competidores e a sua classificação. Como melhorar as capacidades técnicas e, principalmente, tácticas.
O Sensei Oliva esteve sempre muito interventivo e debitou muita informação esclarecedora sobre a competição de kumité. Com ele treinámos alguns modelos de kumité, as suas vantagens e desvantagens.
Sem comentários:
Enviar um comentário