Os títulos, a que tantos instrutores ocidentais não resistem em usar para auto-promoção, eram, e ainda são, atribuídos no decorrer das longas carreiras dos grandes mestres.
Alguns desses “postos” já estão generalizados, e em muitos casos vulgarizados, e adoptados pela maioria de nós, falo, claro, do sempai e sensei. Se o primeiro quer dizer aluno mais antigo, velho ou graduado, já o segundo significa instrutor.
Mais recentemente, com a informação a correr o mundo em segundos, muitos instrutores começaram a saber da existência dos títulos japoneses. Daí a passarem a usá-los foi um saltinho! A tentação é mais forte… Coitados!
Para termos ideia, acima de sensei há, e por ordem crescente, o Renshi, Kyoshi, Hanshi, Meijin e Shihan. Geralmente estes “postos” estão associados à graduação, idade, anos de prática, trabalho desenvolvido no karaté, cargo dentro das organizações, etc. Ou seja, não podemos fazer tábua rasa e basear-nos apenas num critério para atribuir uma destas designações.
Nós, na JKA, e posso falar à vontade desta organização mundial porque a conheço bastante bem, só temos sensei’s e um shihan (o Instrutor-Chefe Sugiura)! É curioso, os japoneses, eles os mentores de todo o karaté, já não usam essas formas de diferenciação e nós, que conhecemos e praticamos a arte há tão pouco tempo, auto-proclamamo-nos com formas, para mim, ridículas! Vejam o caso de instrutores da nossa praça afirmarem-se kyoshi’s e shihan’s! No meu entender ainda não perceberam a triste figura que fazem…
Mas é admirável saber da existência de grandes mestres nipónicos, esses sim – grandes mestres, a rejeitarem títulos que lhe são justamente atribuídos. Isso são provas de uma enorme e verdadeira humildade! Mas não a esse caminho que o karaté nos leva? Tornarmo-nos verdadeiramente humildes?! É! E disso não tenho dúvidas!
Mais uma vez, e peço desculpas por me repetir, toco na ferida de alguns. Se andam por aí a usar e exigir que os tratem por determinados títulos, é sinal que não estão no caminho do verdadeiro karaté, andam, talvez, noutro caminho e com outro objectivo!...
Sem comentários:
Enviar um comentário