Neste início de época assistimos à marcação de algumas actividades extra por parte da Japan Karaté Association – Portugal (JKA – Portugal).
Mas quero salientar um conjunto de acções, os treinos de competição. Desde há vários anos que são marcados, mas este ano, e porque já terminou o I curso de instrutores/examinadores/árbitros, vão ter outro destaque. Para já estão agendados 7.
Mas estas aulas não estão destinadas unicamente aos competidores, pelo contrário, os instrutores devem marcar presença, pois só assim poderão estar por dentro da matéria exigida aos competidores durante as provas.
Nestas classes recolhemos muitos conhecimentos, entre outros, métodos de treino, informação específica sobre a competição, praticamos e rodamos com colegas de outros dojos. É mais uma oportunidade de ir buscar trabalho de casa, matéria para desenvolver nos nossos dojos e de acordo com a realidade existente em cada centro.
O kumité da JKA, o shobu-ippon, tem um grau de dificuldade bastante elevado para todos os envolvidos, sejamos praticantes, competidores, árbitros ou instrutores.
Para já foi imposta uma pequena restrição, ter no mínimo 14 anos de idade e a graduação de 3º kyu.
A Associação Shotokan KaratéDo – Portugal, uma das associações filiadas na JKA-Portugal, vai estar em peso nestes treinos.
Assim, no domingo, dia 13 de Setembro, no CEBI – Alverca, vai realizar-se o primeiro treino. Vou fazer questão de estar presente, tenho de me dividir entre Alverca e o Parque das Nações, onde também vou frequentar o Seminário Internacional de Treino Jovens.
Sem comentários:
Enviar um comentário