No fim-de-semana passado, 12 e 13 de Setembro, no Parque das Nações, em Lisboa, realizou-se a 10ª edição do Seminário Internacional de Treino de Jovens.
Como já tinha anunciado, marquei, mais uma vez, presença nesta importante acção de formação de treinadores, organizada, de forma exemplar, pelo Instituto do Desporto de Portugal (IDP).
Não era um evento destinado especificamente a instrutores de karaté, mas aos agentes desportivos que trabalham com crianças e jovens, onde nós, karatecas, estamos incluídos.
Do karaté estivemos 11 instrutores. Devo salientar a presença do Presidente da Federação Nacional de Karaté – Portugal, João Salgado. Tem sido incansável e faz questão de estar em todas as actividades por onde a nossa arte passa. A ele os meus parabéns, é um presidente presente e preocupado!
O Auditório do Complexo Escolar Parque das Nações, estava bem composto, com cerca de 250 participantes, vindos de todos os distritos nacionais e de outros países, onde estiveram representadas muitas modalidades desportivas.
Os prelectores foram bem escolhidos, transmitiram bastantes conhecimentos e partilharam as suas experiências pessoais. Alguns deles, vindos de outros países, trabalham com campeões mundiais e olímpicos e deixaram muita informação aos presentes. Foram eles: Carlos Gonçalves, Istvan Balyi (Canadá), Jackie Fairweather (Austrália), Jean Cote (Canadá), John Lyle (Inglaterra), Mário Guimarães e Sidóneo Serpa.
Apesar da grande organização, deixei uma sugestão – englobar formadores de artes marciais.
Com muita pena minha, e devido a compromissos de karaté, não pude estar presente em todas as palestras. Mas, não se pode ter tudo…
Sem comentários:
Enviar um comentário