Ontem, e porque estamos de férias, lá fomos até ao Hoitsugan, em Lisboa, onde fizemos mais um excelente treino com o Sensei Peté.
Da Marinha Grande arrancámos 9 karatecas, Sensei’s João Rosa e José Ilharco, Bruno Caetano, Carlos Cardoso, Jorge Gaspar, Marco Patrício, Nuno Pires e Regina Franco.
O ponto da aula de ontem: manter a altura do corpo quando avançamos e recuamos em desenkutsu-dachi.
Baseado neste aspecto técnico essencial, o Sensei desenvolveu toda a classe sempre a dar relevo à manutenção da altura do corpo, focando vários problemas e resoluções.
A importante flexão do tornozelo e joelho ficaram ontem bem demonstrados, agora é o trabalho de cada um durante os treinos. Em grosso modo, e deixando pormenores de lado, quando avançamos temos de ter sempre em mente flectir bem o joelho e a articulação tibio-társica da perna da frente. Quando recuamos ter a preocupação de aproximar o cóccix do calcanhar do pé de trás.
Mas uma coisa é certa, no fim de melhorarmos este ponto, outro vai surgir! E depois outro e outro… Será assim eternamente! O karaté-do faz-se desta forma, degrau a degrau, com muitos avanços, mas também com alguns recuos.
No final fizemos duas passagens pelos makiwaras, onde efectuámos contagens de 50 repetições.
Aproveito para dar os parabéns ao Sensei Bento Ribeiro que, durante o Verão, está a remodelar o Hoitsugan. Está a ficar muito bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário