No domingo passado, antes da assembleia-geral da Federação Nacional de Karaté – Portugal, estive à conversa com um amigo meu, o Sensei João Cardiga.
Entre outros assuntos falámos de mais uma enorme conquista da Associação Nacional de Artes Marciais (ANAM). Mas essa conquista também é do karaté nacional, de um aluno da ANAM – o Tiago Manuel Luís Silva, e sobretudo, do Sensei Cardiga.
Na próxima edição dos Surdolímpicos, o Tiago vai representar o karaté nacional neste prestigiado evento mundial!
Quando soube fiquei surpreso, pois não sabia da existência destes “olímpicos”! Depois disso fui pesquisar e agora ainda estou mais surpreso!
Estes jogos, realizam-se de 4 em 4 anos e são o segundo evento multi-desportivo mais antigo, com a primeira edição em 1924 (!), na cidade de Paris, destinados a atletas com deficiência auditiva.
Nos primeiros anos de vida chamavam-se Jogos Internacionais para Surdos, depois alteraram para Jogos Mundiais para Surdos e a partir de 2000 Deaflympics (Surdolímpicos).
Entre os dias 5 e 15 de Setembro, na Ásia, vão decorrer os Surdolímpicos Taipé 2009. Onde as modalidades andebol, atletismo, badmington, basquetebol, bowling, ciclismo, futebol, judo, karaté, luta greco-romana, natação, orientação, pólo aquático, taekwondo, ténis, ténis de mesa, voleibol e voleibol de praia, vão estar presentes. Para se qualificarem os atletas têm de ter uma perda de 55db no seu “melhor ouvido” e durante as provas não podem usar nenhum aparelho auditivo.
Nesta próxima edição Portugal leva 15 atletas, nas modalidades de atletismo, bowling, judo, karaté, luta livre, luta greco-romana, natação e taekwondo.
Conheço o Tiago Silva e posso-vos garantir que vamos muito bem representados!
Parabéns à ANAM, ao Sensei Cardiga e ao Tiago!
Sem comentários:
Enviar um comentário