Durante muito tempo nós, os karatecas, ouvimos inúmeras críticas sobre a nossa arte, quando comparadas, a nível da efectividade, com as lutas sem regras.
Pessoalmente cheguei a por em causa a aplicação real do karaté em alguns tipos de competição, mas nunca duvidei do seu verdadeiro potencial, isso nunca!
Mas havia sempre a questão de não termos ninguém nas lides mais violentas, nas “vale tudo”. Alguns grandes mestres justificavam, e bem, esse facto estar relacionado com valores diferentes e sobretudo não haver praticantes para aí virados.
Na net vemos muita coisa, onde, com facilidade, colocam tantos factores em causa. Assistimos a vídeos onde confrontam o karaté ao taekwondo, ao kickboxe, ao Judo, boxe, etc. Nunca entendi a razão de compararem diferentes artes marciais! Da mesma forma que não podemos comparar uma pintura com uma escultura (artes diferentes), também não devemos comparar o karaté com outras artes marciais. É a minha opinião…
Mas agora apareceu um digno representante do karaté no MMA e UFC – Lyoto Machida. Este Brasileiro, campeão da JKA Brasil em kata e kumité (em 2001), filho de um mestre da JKA – Yoshizo Machida, irmão do campeão da JKA – Chinzo Machida, está a fazer um sucesso nos combates do UFC e a 28 de Maio de 2009, em Las Vegas, defrontou Rashad Evans, e sagrou-se campeão do mundo de médio-pesado da UFC.
Agora os críticos já voltaram a olhar para o karaté e a ver o seu real valor. Muitos estão rendidos à forma do Machida lutar, mas quem conhece o karaté da JKA identifica-se com facilidade com ele. Procura o ippon e usa de forma muito eficaz o kizami-zuki e as técnicas de pernas em sequências rápidas e fortes. É claro que teve de desenvolver outras técnicas fora do karaté, mas a essência do karaté esta toda ali, apenas adaptada àquele tipo de combate.
Na net, nomeadamente no YouTube, podem ver alguns vídeos dele.
Sem comentários:
Enviar um comentário