domingo, 31 de janeiro de 2010

Estágio de Alcobaça



Ontem, no Pavilhão Municipal de Alcobaça, decorreu o Estágio Regional da ASKP.

Os instrutores convidados foram os Sensei’s Peté e Pula, mas outros instrutores da ASKP marcaram presença. Durante algumas horas, com sabor a pouco, treinámos com vários colegas vindos de vários dojos.

Apareceu bastante gente, nas minhas contas mais de 100. Para esta época do ano foi muito bom!

Pois em altura de frio a malta evita estes eventos.

A organização esteve no seu melhor. Não detectei falhas. Parabéns!

Tecnicamente achei o nível excelente. Como diz o meu amigo Sensei Cardiga, foram treinos de verdadeira mestria.

O Sensei Peté, mais uma vez, encantou todos os presentes. Com os seus vastíssimos conhecimentos, estar ali a dar aulas a criancinhas é, realmente, de alguém muito superior. Depois fazê-los treinar não é para todos! As correcções do Sensei fazem toda a diferença. Aqueles olhos vêm o que poucos conseguem. Depois, com os seus mais de 40 anos de experiência em karaté, consegue transmitir exactamente aquilo que está errado e apresenta várias soluções para corrigir.

O Sensei Pula esteve no seu melhor. É com muito agrado que o vejo a atingir um nível ao alcance de muito poucos. As classes dele foram intensas, excelentes! O seu relacionamento com os karatecas e os pais das crianças está, a cada dia, mais próximo e isso tem vindo a dar frutos.

Depois, no fim do estágio, houve os exames de graduação.

Pessoalmente achei o nível dos examinados bastante bom. Claro que, por vezes, os exames correm menos bem e alguns ficam para trás.

Ninguém gosta de chumbar, mas mais importante é saber que o nível técnico se mantém. E aí, todos gostamos, e queremos, dizer que os exames são verdadeiros, rigorosos e exigentes! Ninguém quer passar por favor, com ajuda e sem esforço.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Treino Sensei Pula

Aula dos adultos

Aula das crianças

Ontem, em Leiria, última sexta-feira do mês, houve o tradicional treino com o Sensei Pula.
Casa esteve bem composta, com bastante gente a marcar presença, incluíndo os nossos colegas da Covilhã e Alcobaça. Nas duas aulas estivemos cerca de 70.
Aulas mais viradas para os exames de graduação de kyu que vão realizar-se hoje em Alcobaça.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Estágio de Alcobaça

Sensei Peté (7ºDan JKA)

É já neste sábado o Estágio Regional de Alcobaça.

O Pavilhão Municipal de Alcobaça vai receber dois importantes instrutores do karaté nacional, os Sensei’s Peté e Pula. Organizado pela Academia Nelson Fernandes esperam-se várias dezenas de praticantes da região.

Este estágio está integrado nas acções de formação da ASKP. Em cada região a associação promove anualmente dois eventos deste tipo.

Este encontro está aberto a todos os karatecas, independentemente da sua filiação associativa, estilo, idade ou graduação. Quem for a Alcobaça vai ter oportunidade de treinar com estes dois excelentes mestres.

De manhã s treinos são das 10H00 às 11H00 e 11H00 às 12H30. À tarde das 16H00 às 17H30. No final vão realizar-se exames de graduação de kyu.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Estágio de Kyusho


Nos dias 27 e 28 de Março de 2010, em Matosinhos, o Mestre Jim Corn vai ministrar o estágio de Kyusho.

Para muitos será a única oportunidade de poder treinar com um dos fundadores do kyusho.

O Sensei Jim Corn é 8º Dan Okinawa Ryukyu Kenpo!

Este evento está aberto ao público em geral e será abordado o curriculum técnico da Kyusho Internacional. Alerto para o facto de só haver 50 vagas.

Os preços até 28 de Fevereiro são 100,00EUR para os membros e 110,00EUR para não membros. Depois de dessa data 120,00EUR para todos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Exames de Graduação


As fases que antecedem os exames de graduação são, seguramente, das mais produtivas de toda a época!

Nas semanas antes dos exames o empenhamento nas aulas é total, a preocupação nas correcções técnicas é máxima e a assiduidade nos treinos é extraordinária.

Nessa altura devemos aproveitar para crescer como karatecas e transportar esses ensinamentos para o resto da nossa vida. Quando nos colocamos à prova reparamos nas nossas próprias barreiras. Conseguir superá-las é vencer os nossos medos e o nosso grande adversário, nós próprios! É neste período que podemos dar o salto. Não por acaso que depois dos exames ficamos mais fortes e confiantes, pois superámo-nos a nós mesmos.

Os exames de graduação são muito mais que provas físicas, são, e isso sim, provas psicológicas.

Mais uma vez vou usar um provérbio, “temos de andar à vela enquanto há vento.”.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Viagem ao Japão



No próximo gasshuku no honbu dojo da JKA em Tokyo, Portugal vai ter uma representação record!

Geralmente vamos a este estágio mundial para instrutores cerca de 7 ou 8. Desta vez vamos 17! Depois ainda temos colegas nossos de Espanha que vão ter connosco e ficam no mesmo hotel.

Este ano vamos dois dias mais cedo e temos agendado ir treinar ao lendário Hoitsugan, fundado pelo Sensei Nakayama.

Sou sincero, estou ansioso para fazer mais esta viagem!

Aconselho todos os karatecas a fazerem uma visita ao Japão. Ir e treinar uns dias nos míticos dojos da JKA! Aqui, no nosso cantinho, podemos perceber muita coisa, mas não há nada como ir à origem e sentir! Lá muita coisa é diferente!

Depois há a vantagem de estarmos enquadrados com o Sensei Peté. Muitas vezes o Sensei Peté é convidado pelos instrutores-chefes da JKA para alguns eventos extremamente reservados e alguns de nós lá vamos nós à pendura…

domingo, 24 de janeiro de 2010

Karaté JKA

Neste vídeo podemos ver, por um dos excelentes instrutores, aplicação do karaté JKA.

Quem estudar e se aplicar intensivamente à nossa arte tem um vasto leque de opções de treino. Não podemos ter uma visão limitada do karaté, as aulas são apenas a base para uma longa e infinita progressão na nossa vida.

Uma das razões do grande sucesso desta escola é que, impõe, sempre, ensinar a técnica e nunca a nossa técnica. Com o tempo podemos, a partir desse princípio básico, evoluir. Mas esse é um caminho próprio! Ou seja, não dá o peixe, ensina a pescar!

Agora, há muito boa gente a ensinar a sua técnica, aí origina um desvio considerável e muitas vezes irreparável, pois perde-se toda a base. E sem base todo o resto cai por terra.

Neste vídeo podemos ver, durante as gravações do filme Kuro Obi, os profundos conhecimentos do Sensei Naka.


sábado, 23 de janeiro de 2010

ASKP

Sensei João Rosa

Hoje, como havia sido anunciado, realizou-se mais um treino de instrutores da ASKP.

Foram cerca de 4 horas e meia de muito karaté. De manhã as atenções estiveram centradas da distância – maai. Ainda tivemos tempo para ver algumas das katas heian. A tarde foi dedicada à kata Bassai Dai.

Depois lá decorreu a Assembleia Geral. Bastante pacífica, mas com alguns sócios a levantarem questões pertinentes à direcção.

Houve eleição, ou neste caso reeleição, da cessante direcção. Pequenas alterações dos seus membros. Continua com muita gente nova e cheia de garra. O Sensei João Rosa foi reconduzido como Presidente e vai chefiar um grupo de pessoas bastante motivadas.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ASKP

Amanhã, no Honbo Dojo da ASKP, o emblemático Hoitsugan, vai realizar-se mais um treino de instrutores da ASKP.

Por si só, esse facto é digno de registo. Pois, não são todos os dias que se juntam várias dezenas de instrutores e sob a orientação do Sensei Peté e treinam várias horas.

Mas a notícia é tanto mais importante porque, imediatamente a seguir ao treino, vai realizar-se a assembleia-geral da ASKP. Nela, entre outros pontos, vai escolher-se a direcção para os próximos dois anos.

A actual direcção volta a candidatar-se, com ligeiríssimas alterações nos seus corpos. O ditado é velho, em equipa que ganha não se mexe.

Claro que, há sempre algo a fazer, melhorar, dinamizar, etc. Novas ideias estão a surgir para engrandecer uma das mais antigas e maiores associações de karaté em Portugal.

Neste fim-de-semana volto a escrever sobre este assunto.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sensei Naka

O Sensei Naka, instrutor do Honbo Dojo da JKA, está alancar uns vídeos de karaté.
Este grande instrutor tem uma forma muito própria de encarar o karaté e o seu desempenho em filmes da especialidade tem ajudado a consolidar a posição de liderança do karaté da JKA.
Os interessados podem consultar:
http://karate-dvd.sakura.ne.jp/index.php?main_page=product_info&products_id=10
http://karate-dvd.sakura.ne.jp/index.php?main_page=product_info&products_id=229
Aqui fica mais um vídeo sobre ele.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Estágio Regional da Covilhã


No fim-de-semana passado, na Covilhã, a Associação Shotokan Karaté Beira Interior (ASKBI), filiada na Associação Shotokan KarateDo Portugal (ASKP), organizou o estágio regional.

Convidaram o Sensei Pula para ministrar as aulas e muitas dezenas de karatecas participaram nesta acção de formação.

No domingo houve treino só para os mais graduados, onde o nível técnico esteve adequado às graduações.

No sábado ao fim da tarde realizaram-se os exames de graduação.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Campeonato Regional de Seniores

Lénea no pódioPosted by Picasa

No sábado passado, 16.JAN.2010, em Castelo de Paiva, decorreu o Campeonato Regional Centro Norte de Seniores.

Num dia frio e chuvoso, o pavilhão municipal teve uma boa afluência de karatecas e público. O pavilhão estava gelado e os competidores tiveram um esforço extra para aquecerem e se manterem quentes. Aquele espaço não tem as condições ideais, mas deu para cumprir o calendário. Há um enorme défice em candidaturas para organizar estes eventos…

A participação de atletas foi boa e o apresentaram um bom nível técnico, tanto em kata como no kumité.

Apesar do pequeno atraso inicial, devido à prolongada reunião de árbitros, os horários foram cumpridos.

A arbitragem esteve muito bem, não me apercebi de qualquer falha!

Parabéns ao Sensei João Garcês que, mais uma vez, empenhou-se na organização deste campeonato.

Dos karatecas de Leiria destaco a prova de kumité da Lénea Valentim. Esteve muito bem e ficam excelentes sinais para o futuro. Vamos vê-la no nacional, pois ficou em 2º lugar no kumité -61kg.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estágio Sensei Kurasako

Bem sei que a publicação deste vídeo peca por tardio, mas mais vale tarde que nunca...
Foi um excelente estágio, ministrado por um grande Mestre, o Sensei Kurasako, intrutor do Honbo Dojo da JKA.
Este vídeo feito pela RTP é fruto de um enorme esforço e de muito trabalho do Sensei Ilharco, que tudo faz para difundir a nossa arte.


domingo, 17 de janeiro de 2010

Kagami Biraki

Foto do grupoPosted by Picasa

O Kagami Biraki foi, a vários níveis, um grande sucesso.

Fomos mais de 100 karatecas e sob orientação técnica do Sensei Peté, Instrutor-Chefe da ASKP e JKA-Portugal, treinámos durante hora e meia.

Não foi uma aula qualquer, o ambiente esteve adequado ao momento e toda a gente se divertiu muito.

Logo de seguida, e nas instalações da ARDOG, houve o jantar, onde praticantes, familiares e amigos se juntaram, comeram, beberam e conversaram.

Para abrilhantar ainda mais o momento, o Sensei Ilharco ofereceu, ao Honbo Dojo da ASKP – o Hoitsugan, um lindíssimo símbolo da ASKP.

A direcção da ARDOG empenhou-se a fundo nesta actividade e tudo fizeram para ser um êxito.

No final sobravam fortes elogios aos Sensei Peté, Pula e Reinaldo!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Kagami Biraki


Sensei Peté

Amanhã, na ARDOG-Leiria, temos o Kagami Biraki.

O treino será ministrado pelos Sensei Peté (7ºDan JKA) e Pula (6ºDan JKA).
É uma excelente oportunidade para receber ensinamentos destes dois grandes Mestres de karaté.
Todos os apaixonados por esta arte, independentemente do seu estilo ou associação, estão convidados para treinarem connosco das 20H00 às 21H30.
Logo de seguida há jantar, mas têm de confirmar até hoje. Alguma dúvida contactem-me 917 649 720 ou 962 742 801.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Campeonatos Regionais FNK-P


Os campeonatos regionais de seniores, da Federação Nacional karaté – Portugal (FNK-P), estão à porta.

É já neste fim-de-semana que começam as fases regionais. Sábado (dia 16 de Janeiro) a zona sul e centro norte e no domingo (17 de Janeiro) Açores.

A zona sul vai realizar-se no Pavilhão Desportivo de Olhos d’Água, Aldeia das Açoteias, Albufeira.

O Pavilhão Municipal de Castelo de Paiva, Rua Stech de Vasconcelos, Sobrado, Castelo de Paiva, recebe o centro norte.

A Ilha Terceira, organiza a regional dos Açores no Pavilhão do Complexo Desportivo João Paulo II, Angra do Heroísmo.

Pensei que seriam menos participantes. Depois de ver o sorteio fiquei surpreendido! Vamos esperar que o nível competitivo esteja proporcional ao número de inscrições.

De Leiria vão 5 competidores, Diogo Ribeiro, Lénea Valentim, Nuno Pires, Rita Gaspar, Stéphanie Nascimento.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Honbo Dojo JKA

Aqui fica um documentário sobre os treinos de instrutores no Honbu Dojo da JKA, em Tokyo.

Todos os dias, ao fim da manhã, os instrutores da “Casa Mãe” treinam sob orientação de um dos instrutores-seniores, geralmente os Sensei’s Ueki, Tanaka e/ou Osaka. Neste documentário podemos ver o Sensei Tanaka a dar a aula.

Um dos poucos estrangeiros que conseguiu entrar nesta difícil classe foi o Sensei Peté Pacheco. Frequentou e concluiu o curso de instrutores! Foi na década de 70 que esteve cerca de 6 anos, quando aquela escola ainda era muito fechada e reservada. Se nos dias de hoje é muito dura, imagem naqueles tempos!


domingo, 10 de janeiro de 2010

Inscritos na FNK-P


A Federação Nacional Karaté – Portugal (FNK-P) divulgou a listagem dos atletas, entenda-se praticantes, inscritos.

A lista reporta-se a 31 de Dezembro de 2009, ou seja, compreende um curto espaço de tempo, pois a época iniciou em Setembro de 2009. Ainda estão “poucos” inscritos, 10.497. Digo poucos porque, na relação publicada falta muita gente.

Há associações que no final da cada época têm várias centenas de inscrições e agora aparecem com poucas dezenas. Vou agarrar o exemplo da ASKP, por o conhecer bem. Nesta listagem estão 148, mas em 2008/08 tivemos mais de 900 e esperamos ter um aumento significativo em 2009/10.

Aqui há uma outra situação, não sei em que termos esta lista foi elaborada, mas parece-me faltarem alguns registos.

A maior associação de karaté é, de facto, o CPK! Neste momento já tem 1.608, mas vai ultrapassar os 2.500 associados.

Ainda podemos ver algumas associações com zero inscrições e outras sem atingirem a dezena.

Neste momento estão federadas 81 associações!

Apesar de haver muito boa gente inscrita numa associação isso não é sinónimo de estarem federados! Têm havido histórias de praticantes que, ao fim de anos a pagarem a sua quota federativa, as associações, ou neste casos os seus responsáveis, nunca os inscreveram!... Aconselho a todos certificarem-se junto da FNK-P. Até porque há associações que deviam ter, e isso era o mais correcto(!), designação de empresa em nome individual!... E mais não digo...

Independentemente do crescimento que vamos registar, o karaté, apesar dos graves problemas económicos sofridos pelas famílias, continua em franco crescimento. Somos das maiores federações nacionais. Não estou certo, mas penso que somos a segunda maior federação, depois do futebol somos nós!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Exames de Graduação


Os exames de graduação são momentos únicos na nossa vida enquanto karatecas.

Muito há para escrever sobre este assunto, mas vou centrar-me na decisão pessoal de avançar, ou não, para o exame.

Durante a nossa “carreira” na via do karaté, somos colocados, de uma forma regular, com a possibilidade de sermos examinados. Até porque, a nível associativo, surgem no calendário essas importantes provas.

Mas nem todos têm o mesmo espírito para serem avaliados. Aqui entram em consideração muitos factores, uns intrínsecos aos praticantes - os mais importantes, e outros extrínsecos.

Com o avançar da prática do karaté há uma tomada de consciência que nos mostra o nosso verdadeiro lugar no mundo. Assim, as nossas referências são alteradas e durante algum tempo ficamos desorientados e perdidos no mundo. Claro que, se no início do trilho queremos mostrar serviço aos outros e a nós próprios, com a maturidade essa exibição é subjugada para segundo plano e os objectivos são reorganizados.

Não é fácil gerir este conflito. Por um lado querer avançar na graduação, por outro crescer internamente abdicando de valores externos. Encontrar o equilíbrio nem sempre é fácil…

Bem, agora alguns, em véspera de exame, estão a pensar o que fazer… Temos de parar, pensar, procurar, descobrir e só então avançar! São esses passos certos que nos vão levar longe. Decisões vazias de fundamento vão revelar-se, mais cedo ou mais tarde, como erradas.

Submetermo-nos a exame é uma decisão unicamente pessoal. Não podemos lançar essa responsabilidade nas costas dos outros.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Treino de Competição da JKA-Portugal


Já no próximo domingo, dia 10, a JKA-Portugal vai realizar mais um treino de competição.

Estas importantes acções de formação são ministradas pelo Instrutor-Chefe Sensei Peté Pacheco e pelo Sensei António Pula.

São excelentes momentos para receber ensinamentos destes conceituados Mestres. Além desse facto, é uma óptima oportunidade para colocar em prova as reais capacidades de cada participante, independentemente da vertente a que se propõe, árbitro, competidor, instrutor, etc.

Assim, crescemos em várias áreas e ficamos com a possibilidade de enriquecer o nosso karaté. Praticantes somos todos, ou pelos menos devíamos ser... A partir daí é uma opção de cada um. Uma coisa é certa, a JKA-Portugal está sempre a fomentar a evolução pessoal de cada um, proporcionando formação nas várias especialidades.

Em organizações, que se dizem organizações, não se podem esquecer da formação dos seus filiados! Senão podem acontecer situações caricatas…

Então, no Pavilhão do CEBI, em Alverca, com início às 10H00, vamos ter mais um treino de competição. Há várias dezenas de participações!


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Kagami Biraki

Barril de saké

Pela primeira vez vamos organizar em Leiria-Marinha Grande o Kagami bırakı. Traduzido à letra, quer dizer "abrir o espelho".

O Kagami bırakı é o primeiro grande evento após o Ano Novo. O seu Objectivo é a renovação do espírito para o ano que se inicia.

Há mais de 300 anos, o quarto Tokugawa Shogun foi o primeiro a Realizar esta cerimónia. Antes de ir para a guerra, reuniu os seus homens não partiram um castelo e Barril de saké. Como a batalha foi bem sucedida foram repetindo uma cerimónia e nasceu uma tradição.

Em 1884, o Sensei Jigoro Kano (fundador do Judo), instituiu o costume não Kodokan. Todas as outras artes marciais adoptaram esta tradição samurai.

Geralmente é realizada aos fins-de-semana, em dia ímpar, pois no Japão os números ímpares estão associados a boa sorte.

Nesta Celebração à generalidade dos praticantes juntam-se em torno do seu líder para o ouvir falar, pois é um momento em que ele partilha com todos os seus mais profundos sentimentos.

Tivemos grande dificuldade em marcar este treino importante, pois haviam actividades marcadas há meses e obrigou-nos a alterar algumas delas.

Então, na sexta-feira, dia 15 de Janeiro (dia ímpar!), Às 20h00, na ARDOG, vamos ter o nosso primeiro Kagami bırakı. Como não podia deixar de ser, vamos ter o nosso Instrutor-Chefe, Sensei Pete (7 º Dan JKA), bem como o Sensei Pula (6 º Dan JKA).

Esperamos Instrutores de vários outros pontos do país. Para já está confirmado o Sensei Ilharco da Covilhã.


Viver do Passado


Não podemos estar constantemente a viver do passado. A vida assim não tem sentido!

O comentário do Edgar, ao post O Nosso Caminho, despertou em mim um pensamento que estava hibernado no “sótão”.

Muito boa gente vive do passado, como se o presente e o futuro estivessem subjugados para o segundo plano. Alguns de nós, depois de uma fase brilhante, baixam a guarda e passam a vida a evidenciar factos antigos como se fossem troféus eternos. Muitos nem se dão conta da importância do futuro.

Esta postura perante a vida assemelha-se ao condenado à prisão perpétua. Vai passar o resto dos seus dias a pagar por algo que fez.

A verdade é que há muitos colegas nossos aprisionados às glórias de outrora, de tal forma que justificam o seu mau estado actual com os tempos longínquos. Um exemplo genérico, “agora não faço isto, mas há uns anos havias de me ver a fazer isto, aquilo e o outro…”

Temos que ter consciência do nosso real e actual valor e a humildade de aceitar a mudança. Adaptar-nos à nova realidade de cada dia, com os ensinamentos colhidos no passado, mas sempre com os olhos postos no futuro.

Bem, a nossa escola de karaté tenta colmatar estas situações e, não por acaso que, nos obriga a provas constantes. Assim, somos obrigados a preparar o futuro e dar o verdadeiro valor ao passado.

Não vale a pena viver de tempos antigos. Vale, e isso sim, colher ensinamentos dessa fase e aproveitá-los para o percurso que ainda nos falta fazer.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Kyusho


O Kyusho em Portugal continua forte, com o Sensei João Ramalho a dedicar-se de corpo e alma à arte dos pontos vulneráveis.

Os encontros sucedem-se regularmente em vários locais do país, com grande destaque para Lisboa, Porto, Évora e Olhão.

No nosso país há um grupo relativamente grande de praticantes, onde se destacam colegas das mais variantes artes.

Este mês, a 23 há aula em Lisboa, 24 em Évora e 30 no Porto.

De momento não tenho os locais exactos, mas quem estiver interessado entre em contacto.


Em Fevereiro o Sensei Evan Pantazi vai dar um seminário em Itália!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Nosso Caminho


A nossa vida, enquanto artistas marciais, não é, nem deve ser, feita exclusivamente de avanços.

Trago este tema depois de ter lido um artigo interessantíssimo do Sensei Kanazawa.

Se queremos realmente avançar, temos de consolidar o caminho que ficou para trás. Há a necessidade de regressar frequentemente ao passado. Não falo exclusivamente da parte técnica, mas também da nossa evolução mental.

Não basta, se queremos ir “mais além”, percorrer um caminho. Temos de o conhecer pormenorizadamente e fazer parte do percurso repetidamente até podermos ir mais adiante.

Mas tão importante como dar uns passos à retaguarda é olhar para o ponto de partida e ver o percurso efectuado. Só assim vemos a trajectória percorrida e corrigir, caso seja necessário, o resto do percurso. E quantas vezes isso nos acontece? Tantas!... Mas faz parte do nosso crescimento e só assim conseguimos realmente evoluir. Mas é preciso ter a mente aberta, treinada e querer ver! Não basta olhar…

Quando penso nestes assuntos mais profundos do karaté, muito para além da prática corporal, consciencializo-me que há por aí tanta gente à rama do karaté. Uns nunca viram o caminho porque nem sequer sabem da sua existência, outros, apesar se saberem da sua existência, ainda não o procuraram ou ninguém lhos mostrou.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Nanbudo World Cup


Entre os dias 16 e 18 de Abril do corrente ano, em Rimini – Itália, vai realizar-se uma competição internacional de grande dimensão.

Organizada pela Worldwide Nanbudo Fedaration (WNF) e pela Federazione Europea Karate Discipline Associate (FEKDA), conta com a presença de competidores de 50 países.

Antes de avançar com pormenores da prova, esclareço que, Nanbudo é uma arte marcial de origem japonesa, fundada em 1978 por Yoshinao Nanbu, muito recente quando comparada com a generalidade das artes nipónicas. Acaba por seu uma mistura de Aikido, Karaté e Judo.

Voltando à prova, na minha opinião bastante invulgar. Na verdade, e a nível de katas, vão haver 3 provas distintas, para os praticantes de Shotokan, para os karatekas dos restantes estilos (Shito, Wado, Goju, Sankukai, etc) e para os de Nandubo.

Mas se em katas há estas divisões, também no kumité há o sanbon kumité, ippon kumité e o Ju randori. Além destas separações achei curioso dividirem os competidores, para além do sexo, idade e peso, por alturas!

Outra curiosidade é chamarem à competição do shotokan “World Championship Kata Shotokan”. É que eu nunca tinha ouvido falar deste campeonato mundial…

Aqui fica o contacto dos responsáveis segreteria@fekda.eu

sábado, 2 de janeiro de 2010

VIII Torneio NPK


O Núcleo Português de Karaté (NPK) vai organizar o seu VIII Torneio.

O NPK é uma associação nacional que tem como fim a prática de karaté Goju Ryu de Okinawa, cujo seu responsável técnico é o Sensei José Carvalho (5º Dan).

Nesta edição, já a 8ª, elevaram a fasquia e tornaram a prova internacional.

Então, no dia 20 de Fevereiro, em Paredes, num pavilhão com óptimas condições para este tipo de competição, o NPK recebe todos os competidores interessados.

Para mais informações consultem http://torneionpk.wordpress.com. Alguma informação ainda não está disponível, mas será colocada em breve.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ano Novo...


O início de cada ano é sempre um momento de esperança e de renovação dos projectos adiados até então.

Com a chegada de 2010 temos mais uma oportunidade de fazer contas à vida e colocar em prática muitos dos nossos pensamentos.

Na nossa actividade marcial, seja a que nível for (praticante, instrutor, dirigente, árbitro, competidor, examinador ou outra), este reinício é mais uma oportunidade, e já não há muitas mais (…), para avançar sem medos e com todo o empenhamento.

Muitos de nós somos reféns dos nossos próprios medos e impedidos, por isso mesmo, de tomar decisões e escolher o caminho. Tantas vezes assistimos, impávidos e serenos, aos outros a escolherem por nós! Não foi essa a herança dos Mestres nossos antepassados.

Depois temos o conforto da posição adquirida, como se isso fosse importante! Bem sei que, o espírito da JKA não é para todos. Na JKA devemo-nos colocar sempre em prova, seja em que nível for! A ideia que já somos não tem sentido! Isso nunca fez parte do karaté. Ou pelo menos daquele que abracei…

Para mim, e desculpem-me falar da minha pessoa, vai ser mais um ano cheio de tarefas muito duras. Em mente tenho projectos para colocar em prática. Felizmente estou numa grande família e rodeado de excelentes irmãos, os meus manos.

O relógio não pára e o tempo urge. Temos de agir, temos de avançar. Agora o tempo passa rápido, parece que voa. É urgente trabalhar.

Contem comigo, pois eu conto com vocês!