A nossa vida, enquanto artistas marciais, não é, nem deve ser, feita exclusivamente de avanços.
Trago este tema depois de ter lido um artigo interessantíssimo do Sensei Kanazawa.
Se queremos realmente avançar, temos de consolidar o caminho que ficou para trás. Há a necessidade de regressar frequentemente ao passado. Não falo exclusivamente da parte técnica, mas também da nossa evolução mental.
Não basta, se queremos ir “mais além”, percorrer um caminho. Temos de o conhecer pormenorizadamente e fazer parte do percurso repetidamente até podermos ir mais adiante.
Mas tão importante como dar uns passos à retaguarda é olhar para o ponto de partida e ver o percurso efectuado. Só assim vemos a trajectória percorrida e corrigir, caso seja necessário, o resto do percurso. E quantas vezes isso nos acontece? Tantas!... Mas faz parte do nosso crescimento e só assim conseguimos realmente evoluir. Mas é preciso ter a mente aberta, treinada e querer ver! Não basta olhar…
Quando penso nestes assuntos mais profundos do karaté, muito para além da prática corporal, consciencializo-me que há por aí tanta gente à rama do karaté. Uns nunca viram o caminho porque nem sequer sabem da sua existência, outros, apesar se saberem da sua existência, ainda não o procuraram ou ninguém lhos mostrou.
Quero dizer algo sobre este tema interessante e complicado, faz a mente funcionar.
ResponderEliminarAnalisando bem, na generalidade só vimos o que está vagamente à distância, não vimos o que se encontra claramente ao nosso alcance.
É preciso voltar muitas vezes ao passado, analisar o caminho percorrido, tirar proveito dos bons e dos maus trajectos, repetir muitos deles sempre que necessário, mas com intensidade no presente, no hoje, neste momento, no agora, para previdênciar o caminho futuro.
No Karaté o verdadeiro caminho existe, é preciso procurar, aceitar, olhar em frente.
BOM ANO PARA TODOS.
Edgar.
ResponderEliminarMuito obrigado por partilhares connosco o que pensas.
Oss!
Gostei muito da frase senhor Edgar: "No Karaté o verdadeiro caminho existe, é preciso procurar, aceitar, olhar em frente". De facto, faço minhas as suas palavras. Sim, considero que se deva avançar dessa mesma forma, procurar, fazer, aceitar, olhar em frente, e tudo isto, sempre com a humildade especial que nos caracteriza enquanto karatekas genuínos que devemos ser (praticar KARATÉ-DO). Será sempre bom lembrar que, quem quiser mudar tudo muito depressa, serão esses os primeiros a sair desta linha de pensamento.
ResponderEliminarDeixo algumas frases que também gosto muito e que me fazem reflectir de forma ponderada nas minhas acções presentemente.
- Podemos evoluir mais rápido ou menos rápido, mas com os outros. - Nesta base daremos um salto mais rápido.
Em suma, todos podemos reflectir e tirar as nossas próprias elações. A verdade é sempre a mesma, em termos evolutivos todos os dias as pessoas podem e devem aprender, muito ou pouco mas aprendem sempre, basta estar atento (ZANSHIN- o tal, estado de alerta constante) e o mais agradável é que o próprio meio circundante nos faz revelar, com TUDO e com TODOS, a «aprendizagem»! Muitas vezes, a observação dos outros e de nós próprios são uma excelente análise pedagógica.
“A Natureza ensina-nos o caminho, se soubermos observar.” -»Henrique Brito.
OSS!