A Federação Nacional Karaté – Portugal (FNK-P) divulgou a listagem dos atletas, entenda-se praticantes, inscritos.
A lista reporta-se a 31 de Dezembro de 2009, ou seja, compreende um curto espaço de tempo, pois a época iniciou em Setembro de 2009. Ainda estão “poucos” inscritos, 10.497. Digo poucos porque, na relação publicada falta muita gente.
Há associações que no final da cada época têm várias centenas de inscrições e agora aparecem com poucas dezenas. Vou agarrar o exemplo da ASKP, por o conhecer bem. Nesta listagem estão 148, mas em 2008/08 tivemos mais de 900 e esperamos ter um aumento significativo em 2009/10.
Aqui há uma outra situação, não sei em que termos esta lista foi elaborada, mas parece-me faltarem alguns registos.
A maior associação de karaté é, de facto, o CPK! Neste momento já tem 1.608, mas vai ultrapassar os 2.500 associados.
Ainda podemos ver algumas associações com zero inscrições e outras sem atingirem a dezena.
Neste momento estão federadas 81 associações!
Apesar de haver muito boa gente inscrita numa associação isso não é sinónimo de estarem federados! Têm havido histórias de praticantes que, ao fim de anos a pagarem a sua quota federativa, as associações, ou neste casos os seus responsáveis, nunca os inscreveram!... Aconselho a todos certificarem-se junto da FNK-P. Até porque há associações que deviam ter, e isso era o mais correcto(!), designação de empresa em nome individual!... E mais não digo...
Independentemente do crescimento que vamos registar, o karaté, apesar dos graves problemas económicos sofridos pelas famílias, continua em franco crescimento. Somos das maiores federações nacionais. Não estou certo, mas penso que somos a segunda maior federação, depois do futebol somos nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário