Em grosso modo, até porque não sou muito entendido nesta matéria (nem quero ser!), há a World Karaté Federation (WKF) e a World Union of KarateDo Federations (WUKF).
Ora, como é fácil de entender, são federações “rivais”. E nestas coisas não há a hipótese de estar nas duas! Não é possível estar de bem com Deus e com o Diabo.
Apesar de não ter muita informação sobre a WUKF e correndo o risco de ser severamente criticado pelos seus seguidores, devo dizer que, e é só a minha modesta opinião, a WKF é a organização oficial e reconhecida pelos organismos estatais.
Em Portugal, como em quase todos os países, as duas estão representadas e têm os seus defensores.
Mas se uma é oficialmente reconhecida e a outra nem por isso coloca-se de imediato uma questão. Porquê estar numa federação que não é reconhecida? Bem, podem haver várias respostas…
No próximo dia 10 de Abril de 2010, em Santarém, vai realizar-se o Campeonato Europeu da WUKF.
Agora, e porque a Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P) neste campo tem responsabilidades, veio há uns dias, e muito bem, emitir um comunicado sobre tal evento. Quem participar naquela actividade vai ter consequências negativas. Entenda-se, quem participar de forma directa ou indirecta vai ser declarado suspenso de todas as actividades da FNK-P!
Como dizia o cego, a ver vamos! É que há muito boa gente com um pé em cada lado. Toda a gente sabe quem são, mas ninguém lhes diz nada…
Sem comentários:
Enviar um comentário