sexta-feira, 2 de abril de 2010

WKF vs WUKF

Para os quem andam nestas lides há pouco tempo, ou para os mais distraídos, devo dizer que há duas grandes organizações mundiais de karaté. Claro que depois há umas milhentas de estilos e de outras coisas mais.
Em grosso modo, até porque não sou muito entendido nesta matéria (nem quero ser!), há a World Karaté Federation (WKF) e a World Union of KarateDo Federations (WUKF).

Ora, como é fácil de entender, são federações “rivais”. E nestas coisas não há a hipótese de estar nas duas! Não é possível estar de bem com Deus e com o Diabo.

Apesar de não ter muita informação sobre a WUKF e correndo o risco de ser severamente criticado pelos seus seguidores, devo dizer que, e é só a minha modesta opinião, a WKF é a organização oficial e reconhecida pelos organismos estatais.

Em Portugal, como em quase todos os países, as duas estão representadas e têm os seus defensores.

Mas se uma é oficialmente reconhecida e a outra nem por isso coloca-se de imediato uma questão. Porquê estar numa federação que não é reconhecida? Bem, podem haver várias respostas…

No próximo dia 10 de Abril de 2010, em Santarém, vai realizar-se o Campeonato Europeu da WUKF.

Agora, e porque a Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P) neste campo tem responsabilidades, veio há uns dias, e muito bem, emitir um comunicado sobre tal evento. Quem participar naquela actividade vai ter consequências negativas. Entenda-se, quem participar de forma directa ou indirecta vai ser declarado suspenso de todas as actividades da FNK-P!

Como dizia o cego, a ver vamos! É que há muito boa gente com um pé em cada lado. Toda a gente sabe quem são, mas ninguém lhes diz nada…

Sem comentários:

Enviar um comentário