sábado, 24 de abril de 2010

Kiré

No decorrer do último Gasshuko (estágio da Primavera), no Honbu Dojo da Japan Karaté Association (JKA), em Tokyo, o Ueki Shian (Instrutor-Chefe), num dos treinos destacou a importância de finalizar todas as técnicas.

Esse facto, de terminar as técnicas, tem um conceito próprio – Kiré.

O kiré é importantíssimo na prática do karaté, pois sem ele todo o resto perde sentido.

Mas se a treinar as bases (kihon) devemos finalizar todas as nossas acções, nas katas a sua importância ganha relevância. Não tem sentido executar uma técnica passando por outra sem a finalizar.

Sempre que fazemos sequências, por mais simples que sejam, devemos dar intenção e terminá-las todas.

2 comentários:

  1. Sensei Jordão, o vosso empenho em frequentar aulas no Japão é uma enorme mais valia para todos nós, que temos o previlegio de usufruir depois de tudo o que aprenderam com mestres de grande referencia.
    Ontem no treino em Leiria recebemos com grande agrado o Sensei João Rosa que nos trouxe a importancia do Kiré nas tecnicas e o desempenho do equilibrio, foi uma aula gratificante como já vem sendo hábito com o Sensei João Rosa. Nas aulas anteriores o Sensei Joaquim tambem nos têm dado aulas excelentes com muita dinamica e motivação, as aulas acabam e ainda nos apetece treinar mais. Ainda não tive opurtunidade de treinar com o Sensei Hélio mas pelo que sei são aulas a não perder.
    Podes ficar descansado que as aulas estão aseguradas por verdadiros mestres, aqui fica tambem o meu agredecimento pelo empenho de todos eles.

    Oss

    ResponderEliminar
  2. Fico muito contente por estarem a gostar das aulas.
    Treinar com o Sensei Hélio é muito gratificante, deves tentar estar nas aulas dele, vais gostar! Garanto!

    ResponderEliminar