terça-feira, 9 de junho de 2009

Miyamoto Musashi


No Japão já assisti a algumas discussões sobre quem foi o melhor samurai!
Lá, como cá, sobre estas matérias, raramente há um consenso. Uns afirmar ter sido Miyamoto Musashi, outros Saigo Takamori, outros lançam nomes não menos importantes de grandes samurais.
Desta matéria pouco sei, mas devo dizer que a vida de Miyamoto Musashi foi de alguém muito acima dos comuns dos mortais.
Infelizmente a leitura não me fascina, mas li (e foram até ao momento os únicos livros que li!) a obra que retrata a sua vida. Pura e simplesmente fascinante! Regularmente aparecem artigos em revista da especialidade sobre ele e não lhes resisto.
Aconselho toda a gente a ler a obra sobre ele. Se o fizerem vão compreender melhor as artes marciais. Vão entender o espírito em que foram criadas.
Há muita gente que, apesar de frequentarem as aulas de karaté durante inúmeros anos, nunca vai entender a arte. Falta-lhe algo superior ao corpo e isso só se atinge com compreensão e estudo pessoal.
Alguma leitura destes grandes mestres, independentemente de serem de karaté ou não, ajuda-nos a encontrar o nosso caminho.
Em 1643 este grande samurai retirou-se como eremita e escreveu, durante dois anos, “O Livro dos Cinco Anéis”. A leitura desta obra de arte vai ser mais um desafio para mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário